Todas as ProvasQuestão 88 de 100
88 - Sírio Libanês - SP - 2027
Saúde do IdosoPsicofarmacologia
Mulher de 82 anos, viúva, mora sozinha em área rural e é trazida à UBS pela filha devido a quedas frequentes, confusão mental intermitente e incontinência urinária. Deambula com andador. Faz uso diário de losartana 50 mg, hidroclorotiazida 25 mg, sinvastatina 20 mg, omeprazol 20 mg, alprazolam 0,5 mg, amitriptilina 25 mg e paracetamol 500 mg (se necessário). Ao exame: PA sentada 140/90 mmHg; PA ortostática 115/70 mmHg; FC 78 bpm. Escala de Katz: dependente para banho e vestir-se; Escala de Lawton: dependência parcial para atividades instrumentais. A equipe opta pela desprescrição. O medicamento que deve ser, prioritariamente, reduzido ou suspenso é
A
losartana 50 mg, por ser o principal responsável por delirium e instabilidade postural em idosos.
B
alprazolam 0,5 mg, pelo risco de sedação, dependência, declínio cognitivo, piora da incontinência e quedas, sem indicação clínica definida.
C
omeprazol 20 mg, por seus efeitos adversos a longo prazo, devendo ser suspenso abruptamente antes dos psicotrópicos.
D
hidroclorotiazida, pois a hipotensão ortostática é a principal causa das quedas, não havendo necessidade de revisar os medicamentos psicotrópicos.
E
sinvastatina 20 mg, por ser a principal causa dos episódios de confusão e incontinência urinária.