Todas as ProvasQuestão 4 de 100
4 - Sírio Libanês - SP - 2027
Insuficiência CardíacaHipertensão Arterial Sistêmica
Mulher de 68 anos de idade evolui com quadro de dispneia de início agudo, ortopneia e tosse com expectoração de aspecto espumoso e róseo. Ao exame físico: a paciente encontra-se agitada, sudorética, cianótica e com uso evidente de musculatura acessória; frequência respiratória: 36 irpm; SatO2 em ar ambiente: 85%; pressão arterial: 232 x 131 mmHg em ambos os membros superiores; frequência cardíaca: 118 bpm; ausculta pulmonar: estertores crepitantes difusos até os ápices bilateralmente; cardíaco: ritmo de galope pela presença de terceira bulha (B3). Eletrocardiograma: taquicardia sinusal e sinais de sobrecarga ventricular esquerda, sem sinais de isquemia. Considerando a principal hipótese diagnóstica, é correto afirmar:
A
a hidralazina apresenta benefício na atual circunstância, considerando sua ação vasodilatadora que diminui o trabalho cardíaco, sem aumentar a frequência cardíaca de maneira indesejada durante a estabilização hemodinâmica inicial dessa paciente.
B
o manejo inicial para essa paciente estabelece como meta terapêutica prioritária a redução da pressão arterial sistólica para níveis inferiores a 140 mmHg, logo na primeira hora, visando aliviar a sobrecarga ventricular esquerda aguda.
C
o nitroprussiato deve ser evitado nessa situação específica, visto que seu mecanismo de ação resulta na redução acentuada da pós-carga e piora do fluxo coronariano, podendo agravar a isquemia miocárdica.
D
o tratamento nessa situação preconiza o uso de labetalol, que age promovendo bloqueio simpático e redução do inotropismo cardíaco, fatores primordiais para o alívio da congestão pulmonar e melhora da saturação sistêmica periférica.
E
o suporte ventilatório não invasivo, por meio de pressão positiva contínua nas vias aéreas, representa uma medida adjuvante valiosa capaz de auxiliar principalmente na redução da isquemia subendocárdica e no infarto do miocárdio.