Todas as ProvasQuestão 54 de 100
54 - Sírio Libanês - SP - 2027
TaquiarritmiasParada Cardiorrespiratória (PCR)Emergências Pediátricas
Pré-escolar de 3 anos, 14 kg, com miocardiopatia dilatada e em acompanhamento no serviço de cardiologia pediátrica. Durante a internação por descompensação da insuficiência cardíaca, na enfermaria, o paciente apresenta perda súbita de consciência. A enfermeira aciona o código azul. Ao chegar ao leito, o médico observa a monitorização cardíaca com o seguinte ritmo: taquicardia ventricular monomórfica – frequência de 200 bpm, QRS largo. Não é possível palpar pulso central em 10 segundos. Uma via aérea avançada já foi instalada e a equipe de enfermagem iniciou compressões torácicas de alta qualidade. Com base nas diretrizes do suporte avançado de vida, assinale a alternativa correta.
A
Diante de uma taquicardia ventricular com pulso e perfusão inadequada, a conduta inicial é cardioversão elétrica sincronizada com 0,5–1 J/kg, seguida de amiodarona EV (5 mg/kg) em caso de falha.
B
O ritmo é chocável e a primeira carga deve ser de 2 J/kg com desfibrilador, seguida imediatamente de RCP por 2 minutos antes de reavaliar o ritmo.
C
O tratamento inicial deve ser adenosina (0,1 mg/kg, em bolo IV rápido) para conversão da taquicardia ventricular, associada a cardioversão elétrica sincronizada com 1 J/kg, em caso de falha.
D
A conduta prioritária é administrar amiodarona EV (5 mg/kg) em 20–60 minutos como primeira linha para reversão do ritmo, visto que a taquicardia ventricular é um ritmo de alta gravidade.
E
Por tratar-se de taquicardia ventricular com QRS largo, a droga de escolha é verapamil (0,1 mg/kg EV) para cardioversão química, associada à cardioversão elétrica sincronizada com 0,5 J/kg se mantiver instabilidade hemodinâmica.