Todas as ProvasQuestão 51 de 100
51 - Sírio Libanês - SP - 2027
Emergências PediátricasDiabetes Mellitus Tipo 1

Escolar de 8 anos, sexo feminino, 28 kg, é trazida ao pronto-socorro com quadro de poliúria, polidipsia e perda ponderal há 2 semanas, associado a vômitos e dor abdominal há 12 horas. Ao exame: desidratação moderada, respiração irregular e hálito cetônico. Exames laboratoriais: Glicemia capilar: 486 mg/dL pH venoso: 7,08 Bicarbonato: 6 mEq/L Sódio sérico: 132 mEq/L Potássio sérico: 4,8 mEq/L Cetonúria: ++++ Inicia-se a reposição volêmica com soro fisiológico 0,9% (20 mL/kg na primeira hora). Após a primeira hora, a paciente permanece desidratada e a glicemia é 420 mg/dL. Sobre os aspectos da conduta terapêutica mais adequada nesse momento, assinale a alternativa correta.

A
Iniciar insulinoterapia venosa contínua (0,1 U/kg/h) e manter soro fisiológico 0,9% para completar o déficit em 4–6 horas, pois a rápida correção da desidratação é prioritária.
B
Iniciar insulinoterapia venosa contínua (0,1 U/kg/h) e administrar soro fisiológico 0,45% a 10 mL/kg/h. Quando a glicemia atingir 250–300 mg/dL, adicionar glicose a 5% ao soro para prevenir hipoglicemia.
C
Iniciar insulinoterapia subcutânea com insulina regular (0,3 U/kg) e manter hidratação venosa com soro glicosado a 5%, pois a glicemia elevada contraindica o uso de soro fisiológico após a primeira hora.
D
Administrar bicarbonato de sódio a 8,4% (1 mEq/kg) antes de iniciar a insulina, pois o pH de 7,08 indica acidose grave, que deve ser corrigida imediatamente para evitar arritmias cardíacas.
E
Iniciar insulinoterapia venosa contínua (0,05 U/kg/h) e realizar bolus intravenoso de insulina regular (0,1 U/kg) antes de iniciar a infusão contínua para acelerar a queda da glicemia.
Responder