Todas as ProvasQuestão 47 de 100
47 - Sírio Libanês - SP - 2027
Intoxicações ExógenasEmergências Pediátricas

Pré-escolar de 3 anos, 15 kg, previamente hígido, é trazido ao pronto-socorro 40 minutos após ingestão acidental de quantidade desconhecida de um líquido armazenado em garrafa pet. A mãe encontrou a criança com a garrafa na mão e vômito esbranquiçado no chão. Durante o transporte, apresentou sialorreia intensa, miose puntiforme, fasciculações musculares e vômitos repetidos. Ao exame na chegada: FC: 60 bpm, FR: 28 irpm, SpO2: 89%, ausculta pulmonar com sibilos difusos e creptações difusas (roncos/bolhas), rebaixamento do nível de consciência (Glasgow 9). A criança não para de lacrimejar e apresenta secreção abundante visível na orofaringe. Qual o diagnóstico mais provável, o tratamento prioritário imediato e o antídoto indicado, respectivamente?

A
Intoxicação por anticolinérgico (anti-histamínico) — lavagem gástrica com carvão ativado — flumazenil EV.
B
Intoxicação por organofosforado ou carbamato — atropina EV (0,05 mg/kg) como primeira medida para controle das secreções, seguida de pralidoxima (25–50 mg/kg) EV para organofosforados.
C
Intoxicação por opiáceo — naloxona EV — naltrexona VO.
D
Intoxicação colinérgica — lavagem gástrica com carvão ativado antes de qualquer medicação — diazepam EV para controle de fasciculações.
E
Intoxicação por cáustico — endoscopia digestiva alta imediata — corticosteroide EV.
Responder