Todas as ProvasQuestão 51 de 100
51 - ENAMED Reaplicação - DF - 2027
Transtornos AlimentaresDistúrbios do Potássio

Uma adolescente de 17 anos, estudante do terceiro ano do ensino médio, procura uma Unidade Básica de Saúde com queixa de aumento de apetite e de peso nos últimos meses. Relata que está ingerindo quantidades maiores de alimentos nas refeições principais e também fora delas e que, mais de uma vez por semana, precisa induzir vômito, por se sentir mal quanto ao excesso de comida ingerida. Refere que passou a ir diariamente à academia e que faz uso, por conta própria, de laxantes, com diarreias frequentes, e furosemida. Afirma que tem se sentido muito preocupada com várias questões e com problemas em casa, além de estar nervosa em razão da proximidade das provas do vestibular. Refere, ainda, ter crises de ansiedade, vontade súbita de chorar, irritabilidade, dificuldade de socialização e cansaço. O exame revela antropometria com altura 1,69 m, peso 62,8 kg, IMC 22 kg/m², mucosas desidratadas 2+/4+. Qual distúrbio eletrolítico mais provavelmente se associa ao quadro apresentado?

A
Hiponatremia.
B
Hipocalemia.
C
Hipernatremia.
D
Hipercalemia.
Responder