Todas as ProvasQuestão 2 de 100
2 - SES-2 - PE - 2026
Transtornos do Humor
Homem de 39 anos procura atendimento por tristeza persistente, perda de interesse pelas atividades habituais, fadiga, insônia e dificuldade de concentração há cerca de dois meses. Os sintomas prejudicam seu desempenho profissional e suas relações familiares. Nega uso de álcool ou drogas, ideação suicida, sintomas psicóticos, catatonia e episódios prévios de mania ou hipomania. Exame clínico sem alterações relevantes. Foi diagnosticado episódio depressivo maior de intensidade moderada. Qual é a conduta inicial mais adequada?
A
Encaminhar para eletroconvulsoterapia como tratamento de primeira escolha.
B
Orientar apenas medidas de estilo de vida e reavaliar em seis meses.
C
Iniciar estabilizador de humor como monoterapia.
D
Prescrever benzodiazepínico como tratamento isolado prolongado.
E
Iniciar antidepressivo de primeira linha, associado à psicoterapia quando disponível.