Todas as ProvasQuestão 11 de 60
11 - SMS - PR - 2027
Epilepsias
Um paciente de 40 anos é admitido na sala de emergência em convulsão tônico-clônica generalizada contínua há 10 minutos. Após garantir a via aérea e os acessos venosos, foi administrada a dose máxima de Diazepam endovenoso, com persistência da crise e o paciente está hemodinamicamente estável. Qual é a conduta farmacológica de segunda linha recomendada após a falha do benzodiazepínico preconizado pelo Ministério da Saúde atualmente?
A
Iniciar infusão em bolus de propofol ou midazolam venoso e proceder intubação orotraqueal imediata.
B
Administrar fenitoína ou fenobarbital venoso, com monitorização cardíaca e da pressão arterial contínua.
C
Administrar ácido valpróico 3.000 mg endovenosa em dose de ataque com manutenção via oral.
D
Iniciar infusão contínua de tiopental para abortar a excitação neuronal antes da anestesia geral.